COMO A ANSIEDADE INTERFERE NA ALIMENTAÇÃO 



Emagrecer é uma tarefa  difícil, pois entre outros fatores, existem questões psicológicas que influenciam no comportamento alimentar, entre eles a ansiedade,  depressão e sentimentos inespecíficos de tensão.

Especialmente a ansiedade é um ativador da compulsão alimentar, e algumas pessoas ansiosas apresentam sentimentos de autodesprezo (pois não conseguem resistir à comida, não se adaptam ao próprio corpo), são pessoas estressadas e tem prejuízo em suas relações interpessoais.

A obesidade e o sobrepeso podem contribuir para as doenças como a diabetes, o câncer e doenças cardiovasculares.

O peso excessivo traz também transtornos alimentares, baixa autoestima e imagem corporal distorcida que pode levar a anorexia nervosa.


O Brasil tem apresentado índices cada vez mais elevados de pessoas com sobrepeso e obesidade, isso se deve a inatividade física das pessoas, comidas com alto teor energético, com gorduras, sal e açúcar, que não tem vitaminas, sais minerais e outros micronutrientes.

COMO A ANSIEDADE PODE PREJUDICAR O PROCESSO DE EMAGRECIMENTO?

A ansiedade pode provocar alterações na produção de hormônios, diminui a motivação para uma vida saudável e contribui para episódios de compulsão alimentar.

Uma pessoa ansiosa ingere grande quantidades de alimentos para sentir-se mais satisfeita e acaba engordando além da medida.

Um quadro de estresse acaba ocorrendo com a produção do hormônio cortisol que faz o corpo produzir gordura como reserva, pois funciona como se a pessoa ansiosa  estivesse atravessando um período de crise alimentar ou situações de luta e fuga.

DICAS PARA RESOLVER EPISÓDIOS DE ANSIEDADE

Para aliviar quadros sintomáticos de ansiedade deve-se fazer caminhadas diárias respeitando o limite do corpo e aumentar  gradativamente de acordo com a adaptação corporal.

Yoga, meditação e dança  podem contribuir para reduzir os sintomas ansiosos ou eliminá-los.

Importante também é cuidar da quantidade de horas de sono e fazer ginástica ou outra atividade física pelo menos duas vezes por semana.

 

A ANSIEDADE CAUSA COMPULSÃO ALIMENTAR

 


Pessoas ansiosas geralmente desenvolvem compulsão alimentar e escolhem alimentos calóricos e com alta taxa de carboidratos e acúcares.

Alimentos doces ou ricos em carboidratos, estimulam a produção de serotonina, um hormônio que causa bem estar no organismo, diminuindo a ansiedade.

 

DICAS PARA DIMINUIR A COMPULSÃO ALIMENTAR

Muitas pessoas pensam que ficar várias horas sem comer ou cortar uma refeição por dia, fará com que elas consigam emagrecer.

O que acontece é justamente o contrário: a fome física fará com que a ansiedade aumente e a produção de cortisol aumentará também.

A alimentação correta é feita de 3 a 4 horas, com a diminuição da quantidade de alimentos.Tal procedimento diminui a fome e os quadros de ansiedade.

O acompanhamento de uma nutricionista também é importante, no auxílio a escolher os alimentos que melhoram o humor e diminuir a vontade de comer doces.

 

COMO A ANSIEDADE PODE PROVOCAR A DIMINUIÇÃO DA MOTIVAÇÃO?

Outra ação do excesso de cortisol no sangue é deixar o corpo cansado e sem ânimo. Dessa forma, as pessoas não terão vontade de fazer atividades físicas para controlar o peso ou até mesmo as atividades cotidianas.

 

DICAS PARA AUMENTAR A MOTIVAÇÃO

 Convide uma amiga ou um amigo para caminhar, participe de grupos nas Redes sociais, formem rodas de conversa para conversarem sobre assuntos interessantes , comuns ao grupo. 




Consuma alimentos com ômega 3 e frutas como a banana, que ajuda a aumentar a motivação.

Aprenda a dançar com vídeos da Internet e para as mulheres, existem  vários tipos de danças.

 


 

 

Comentários